Mapa de Angola

Bandeira

Angola Embassy
Cooperação Bilateral

Angola e a África do Sul começaram uma nova era de cooperação económica com a criação de uma pareceria estratégica entre os dois países desde Agosto de 2009, quando o Presidente José Eduardo dos Santos e o seu homólogo, o Presidente Jacob Zuma, assinaram, em Luanda, os primeiros acordos dos serviços áreas e consultas diplomáticas assim como os memorandos sobre transacção, industria, comércio, habitação, desporto e recreação.

Em Dezembro de 2010, Angola e África do Sul assinaram acordos que abriram caminho para o aumento da cooperação nas obras públicas e desenvolvimento de infra-estruturas, telecomunicações, mercado financeiro, informação, tecnologia comunicação, e serviços veterinários.

A Assinatura destes instrumentos é vista como uma clara indicação da determinação de ambos os países de levar as relações existentes à níveis altos para o beneficio mutuo.

Desde então, representantes de Angola e África do Sul tem estado a trabalhar juntos em muitos campos com o intuito de fortalecer a cooperação económica bilateral em varias áreas, incluindo energia, agricultura, minas, artes e cultura desenvolvimento de infra-estruturas, comunicações, educação, saúde, desporto e transporte.

Os Chefes de Estados de Angola e África do Sul, Presidente José Eduardo Dos Santos e Jacob Zuma têm estado a dar uma especial atenção e prioridade à cooperação económica através do comércio e investimento, deste modo, criando oportunidades de trabalho em ambos os países. Logo, o Fórum de Negócio da África do Sul - Angola foi encarregada de ajudar a identificar áreas adicionais de cooperação para negócios para os dois países.

Angola e África do Sul são as maiores economias e potências militares na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), por esta razão, os dois países tem nos seus ombros a responsabilidade da integração económica, preservação da paz, segurança e estabilidade na Região.

Em 2009, a exportação Angolana para a África do Sul ascendeu quase a R 12 bilhões enquanto as exportações Sul-africana para Angola totalizou R 5.5 bilhões.



Cooperation
O fortalecimento dos laços bilaterais e económicos entre os dois países foram confirmados por visitas de Estados.

Angola e África do Sul assinaram cinco acordos bilaterais na primeira visita de sua excelência o Presidente José Eduardo dos Santos à África do Sul em 13-15 de dezembro de 2010.

Esses acordos são o memorando de entendimento sobre obras públicas e desenvolvimento de infra-estrutura, telecomunicações e tecnologias de informação e também uma declaração de intenções sobre a utilização de facilidades financeiras.

Sua Ex.ª Presidente Jacob Zuma encontrou-se com o Presidente José Eduardo dos Santos em Luanda em 20-21 de Agosto de 2009. Foi a primeira visita de estado do Presidente Zuma a um país estrangeiro depois da sua investidura, em Maio de 2009.

O Presidente Zuma foi acompanhado de 11 ministros de gabinete e mais de 150 líderes de negócios, fazendo isso a maior delegação enviada para fora do país pela África do Sul desde 1994.

Além disso, foi também acordado de que uma comissão bi-nacional ira ser formada para coordenar as relações políticas e económicas entre os dois países. p>



Fax: 012 342-7039 Telef: 012 342-0049/50 Contacto por E-mail
Se estiver a chamar a partir de um país que não seja a Africa do Sul, deve discar 0027 e ignore o 0 (zero) antes do número de telefone ou fax.

© Missão Diplomatica de Angola  Copyright 2012, Embaixada da República de Angola na Africa do Sul, Todos os direitos Reservados.